(...) A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo, ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia, ou, quando desafiada pelas rochas, procura um outro caminho em torno...A água é humilde, mas não subserviente, ela cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca, mas sempre ganha a última batalha.”
John Blofeld.
A água foi o nosso tema deste segundo semestre. A ideia era pensar em contextualizar a água de uma forma diferente, não como um produto indispensável para a nossa vida, porque disso já sabemos! Mas a partir da certeza de que ela, como disse Tales de Mileto - É o princípio de todas as coisas - . A água, talvez por ser o primeiro elemento da natureza com o qual as crianças estabelecem seu primeiro contato ainda no ventre materno, é uma substância de muita atração para a maioria das crianças, porque é capaz de produzir relaxamento e purificação, ajudando a dissolver tensões que as crianças absorvem do meio ambiente e armazenam em seu corpo físico, dificultando a expressão de sentimentos e prejudicando ao longo do tempo o contato consigo mesma e com o outro.
Então, pensamos em atividades que possibilitassem este contato mais sensível e intenso com o elemento através de jogos simples (como as brincadeiras molhadas), atividades de pesquisa e contação de histórias. Enfim, atividades tendo o lúdico como pano de fundo para que as crianças pudessem descobrir, se apropriar, experimentar e aprender brincando.
Então, pensamos em atividades que possibilitassem este contato mais sensível e intenso com o elemento através de jogos simples (como as brincadeiras molhadas), atividades de pesquisa e contação de histórias. Enfim, atividades tendo o lúdico como pano de fundo para que as crianças pudessem descobrir, se apropriar, experimentar e aprender brincando.
Além do tema, rolou mais uma vez a parceria com outras áreas do Sesc. Abaixo algumas fotinhos da nossa parceria com a galera do esportivo.
CAPOEIRA...
"Paranaue, paranaue, paraná/Paranaue, paranaue, paraná (...)
HORTA...
BRINCADEIRAS POPULARES
Nesse semestre escolhemos desenvolver o tema das brincadeiras tradicionais com o intuito de promover alternativas do brincar. São brincadeiras que promovem a sociabilidade, a cooperação, o respeito às diferenças, a responsabilidade e a autonomia para a formação de um cidadão crítico e participativo. São aquelas brincadeiras de antigamente que ainda hoje encantam como: Pega-pega, Amarelinha, Mãe da rua, Esconde-esconde, Carrinho de lata, Pé na lata, Cinco pedrinhas e muitas outras brincadeiras e brinquedos da nossa infância.
Entendemos que as brincadeiras e jogos tradicionais possuem um conteúdo cultural riquíssimo e estimulador para o aprendizado e de grande importância para interação da criança com o mundo. Trabalhamos as brincadeiras das 5 regiões brasileiras tendo como referência estudos já existentes sobre o tema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW_3cLvnxUA2uSBKGeVvRmqA1uTwTMxyTUD1BLiQTK52hRDqjRHDAozPmrW7cpLqQ4tI2Va8r9nrIafZgPn7PFxStTTUWhVM1v5lao_MPBnmbvLNAxuCEbVaN2iyCVQP5LDaVoHy_NDgs/s640/brincadeiras+populares3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinvpCzcbigLR4JcfSae_EWwsSWeDiFIapx-fh6AW537Oe5x7tgiuqh3yQeZrVt7Hu3PLgPFy2u6aiWv5OZci1Vw17iTclTzHI8Uu217yrOilDBwjcb78blcGEzUEqqdojVuN1UID5hqOk/s640/collage.jpg+brincadeiras+populares.jpg)
HORTA
A Horta já é um projeto permanente no Sesc Osasco. Neste semestre, as crianças do programa fizeram a manutenção, o plantio de novas mudas, a pesquisa de insetos e de pragas e é claro, a colheita de alguns alimentos como couve, salsinha, alface, sementes de girassóis e muitas outras.
Além do manuseio e cultivo da terra, as crianças são incentivadas através de atividades ao desenvolvimento da sensibilização em relação à natureza, ao vínculo e cuidados que devemos ter com ela e com o eco-sistema. Atividades pensadas para ampliar o universo de percepção e conhecimento das crianças.
Além do manuseio e cultivo da terra, as crianças são incentivadas através de atividades ao desenvolvimento da sensibilização em relação à natureza, ao vínculo e cuidados que devemos ter com ela e com o eco-sistema. Atividades pensadas para ampliar o universo de percepção e conhecimento das crianças.
PARCERIAS: OdontoSesc e Senac
Mantendo a parceria com a OdontoSESC, é realizada uma evidenciação semestral, avaliando a saúde bucal das crianças, acompanhado de atividades educativas e lúdicas sobre higiene bucal.
Também, por meio da parceria com o Senac, foi desenvolvida uma atividade de alimentação, com pães integrais e deliciosas pizzas! Tudo assado em nosso forno de barro!
LIVRE BRINCAR
Este momento permite que as crianças manifestem o “livre brincar”, onde experimentam e vivenciam o mundo de forma livre, alegre e prazerosa, estruturando suas capacidades de formação de opinião, autonomia, iniciativa e troca de repertório.
PASSEIO: Sesc Bertioga
O passeio ao Sesc Bertioga possibilitou às crianças uma vivência linda! Passeamos por toda unidade, conhecemos o Nicho da baleia, o Tobogã gigante, às belas piscinas da unidade e passamos à tarde na praia!
GRAFITE
Outra de nossas parcerias aconteceu com a Internet livre, através de uma de oficina de grafite, onde às crianças tiveram contato com a técnica e puderam desenvolver habilidades artísticas, bem como, o desenvolvimento motor fino (como cortar e pintar na linha) e, a inter-relação: compartilhando os materiais, interagindo e auxiliando uns aos outros.
ANIVERSARIANTES
A festinha de aniversariantes acontece sempre na última semana de cada mês, e nesse dia nosso lanchinho é caprichado, pensado e balanceado com alimentos que tem gostinho e cheirinho de festa. Neste dia, a confraternização é geral, com músicas, danças, cartões, livre brincar e, bolo... cantamos parabéns para os aniversariantes do mês e brincamos bastante!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjbxyVe7MIMYX25lDkNbsEDgY0kq7LRw-EXcrswfHB14bHYD1NEOU2FjJfNHhy-hC5VtUbP8W_ElB5-ZlU1DEWXUC_O7o9gbjBUBRjark4tmxdTDkrf7m1FVuAUtc3G8Ihyphenhyphen5maxeCjqTo/s640/collage.jpg+aniversariantes.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjbxyVe7MIMYX25lDkNbsEDgY0kq7LRw-EXcrswfHB14bHYD1NEOU2FjJfNHhy-hC5VtUbP8W_ElB5-ZlU1DEWXUC_O7o9gbjBUBRjark4tmxdTDkrf7m1FVuAUtc3G8Ihyphenhyphen5maxeCjqTo/s640/collage.jpg+aniversariantes.jpg)
... o Curumim 2014
Sabor de Fazenda - passeio!
Visita ao projeto Dedinho Verde: educação ambiental e práticas de jardinagem.
O Dedinho Verde, projeto idealizado por Silvia Jeha, Ana Maria Dourado e Lucinda Vieira, ensina, desde 1996, crianças a plantar e preservar o verde nas grandes cidades.
Brincamos, visitamos os canteiros, semeamos e reciclamos o lixo, sempre lembrando da importância do verde no planeta. Conhecemos também as várias formas de reprodução das plantas, desde a germinação das sementes até a muda adulta. No minhocário, as crianças tiveram uma divertida aula sobre os seres que mantém a terra viva.
Entre um passeio e outro pelo viveiro, uma pausa para o lanche saudável e gostoso. E para finalizar, as crianças trouxeram para casa um vaso feito a partir de uma garrafa pet, plantado por eles.
Depois de muito trabalho e diversas oficinas sobre cultivo, nossa horta cresceu e nos deu alimento! Usamos apenas adubos orgânicos e não usamos pesticidas para alface crespa, alface lisa, mimosa, americana, alface rocha, almeirão, couve e chicória.
![]() |
TERRA
O tema gerador que escolhemos para o segundo semestre foi a terra. Acompanhe nossas oficinas e atividades feitas em torno desse elemento tão importante.
NOSSA HORTA
Com a ajuda do Felipe e da Veridiana aprendemos que não é simplesmente jogar semente na terra e esperar nossa planta crescer. Temos que adubá-la, afofá-la e regar nossas plantinhas todos os dias nos horários adequados. Fazer a manutenção, foi muito importante no controle de pragas. Lembrando que nossa horta é orgânica e por isso, não utilizamos veneno.
“Todos querem o perfume das flores,
mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.”
(Augusto Cury)
Nenhum comentário:
Postar um comentário