O que aconteceu no Curumim Osasco 2014-15


2015 foi assim!



    (...) A água é submissa, mas conquista tudo. A água extingue o fogo, ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia, ou, quando desafiada pelas rochas, procura um outro caminho em torno...A água é humilde, mas não subserviente, ela cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca, mas sempre ganha a última batalha.”
 John Blofeld.


A água foi o nosso tema deste segundo semestre. A ideia era pensar em contextualizar a água de uma forma diferente, não como um produto indispensável para a nossa vida, porque disso já sabemos! Mas a partir da certeza de que ela, como disse Tales de Mileto - É o princípio de todas as coisas - . A água, talvez por ser o primeiro elemento da natureza com o qual as crianças estabelecem seu primeiro contato ainda no ventre materno, é uma substância de muita atração para a maioria das crianças, porque é capaz de produzir relaxamento e purificação, ajudando a dissolver tensões que as crianças absorvem do meio ambiente e armazenam em seu corpo físico, dificultando a expressão de sentimentos e prejudicando ao longo do tempo o contato consigo mesma e com o outro.

Então, pensamos em atividades que possibilitassem este contato mais sensível e intenso com o elemento através de jogos simples (como as brincadeiras molhadas), atividades de pesquisa e contação de histórias. Enfim, atividades tendo o lúdico como pano de fundo para que as crianças pudessem descobrir, se apropriar, experimentar e aprender brincando.


LIVRE BRINCAR...



Além do tema, rolou mais uma vez a parceria com outras áreas do Sesc. Abaixo algumas fotinhos da nossa parceria com a galera do esportivo.   

KARATÊ...

CAPOEIRA...

"Paranaue, paranaue, paraná/Paranaue, paranaue, paraná (...)

HORTA...


PASSEIO AO SESC INTERLAGOS




BRINCADEIRAS POPULARES


Nesse semestre escolhemos desenvolver  o tema das brincadeiras tradicionais com o intuito de promover alternativas do brincar. São brincadeiras que promovem a sociabilidade, a cooperação, o respeito às diferenças, a responsabilidade e a autonomia para a formação de um cidadão crítico e participativo. São aquelas brincadeiras de antigamente que ainda hoje encantam como: Pega-pega, Amarelinha, Mãe da rua, Esconde-esconde, Carrinho de lata, Pé na lata, Cinco pedrinhas e muitas outras brincadeiras e brinquedos da nossa infância.
Entendemos que as brincadeiras e jogos tradicionais possuem um conteúdo cultural riquíssimo e estimulador para o aprendizado e de grande importância para interação da criança com o mundo.  Trabalhamos as brincadeiras das 5 regiões brasileiras tendo como referência estudos já existentes sobre o tema.


HORTA

  A Horta já é um projeto permanente no Sesc Osasco. Neste semestre, as crianças do programa fizeram a manutenção, o plantio de novas mudas,  a pesquisa de insetos e de pragas e é claro, a colheita de alguns alimentos como couve, salsinha, alface, sementes de girassóis e muitas outras.
Além do manuseio e cultivo da terra, as crianças são incentivadas através de atividades ao desenvolvimento da sensibilização em relação à natureza, ao vínculo e cuidados que devemos ter com ela e com o eco-sistema. Atividades pensadas para ampliar o universo de percepção e conhecimento das crianças.


 PARCERIAS: OdontoSesc e Senac 

Mantendo a parceria com a OdontoSESC, é realizada uma evidenciação semestral, avaliando a saúde bucal das crianças, acompanhado de atividades educativas e lúdicas sobre higiene bucal.  
Também, por meio da parceria com o Senac, foi  desenvolvida  uma atividade de alimentação, com pães integrais e deliciosas pizzas! Tudo assado em nosso forno de barro!


 LIVRE BRINCAR


Este momento permite que as crianças manifestem o “livre brincar”, onde experimentam e vivenciam o mundo de forma livre, alegre e prazerosa, estruturando suas capacidades de formação de opinião, autonomia, iniciativa e troca de repertório. 




PASSEIO: Sesc Bertioga 

 O passeio ao Sesc Bertioga possibilitou às crianças uma  vivência linda! Passeamos por toda unidade, conhecemos o Nicho da baleia, o Tobogã gigante, às belas piscinas da unidade e passamos à tarde na praia!  










GRAFITE   

Outra de nossas parcerias aconteceu com a Internet livre, através de uma de oficina de grafite, onde às crianças tiveram contato com a técnica e puderam desenvolver habilidades artísticas, bem como, o desenvolvimento motor fino (como cortar e pintar na linha) e, a inter-relação:  compartilhando os materiais, interagindo e auxiliando  uns aos outros. 




ANIVERSARIANTES

    A festinha de aniversariantes acontece sempre na última semana de cada mês, e nesse dia nosso lanchinho é caprichado, pensado e balanceado com alimentos que tem gostinho e cheirinho de festa. Neste dia,  a confraternização é geral, com músicas, danças, cartões, livre brincar e, bolo... cantamos parabéns para os aniversariantes do mês e brincamos bastante!






















... o Curumim 2014


Sabor de Fazenda - passeio! 

Visita ao projeto Dedinho Verde: educação ambiental e práticas de jardinagem.  
 
O Dedinho Verde, projeto idealizado por Silvia Jeha, Ana Maria Dourado e Lucinda Vieira, ensina, desde 1996, crianças a plantar e preservar o verde nas grandes cidades.

Brincamos, visitamos os canteiros, semeamos e reciclamos o lixo, sempre lembrando da importância do verde no planeta. Conhecemos também as várias formas de reprodução das plantas, desde a germinação das sementes até a muda adulta. No minhocário, as crianças tiveram uma divertida aula sobre os seres que mantém a terra viva.

Entre um passeio e outro pelo viveiro, uma pausa para o lanche saudável e gostoso. E para finalizar, as crianças trouxeram para casa um vaso feito a partir de uma garrafa pet, plantado por eles.
 




A COLHEITA
Depois de muito trabalho e diversas oficinas sobre cultivo, nossa horta cresceu e nos deu alimento! Usamos apenas adubos orgânicos e não usamos pesticidas para alface crespa, alface lisa, mimosa, americana, alface rocha, almeirão, couve e chicória.




TERRA 
O tema gerador que escolhemos para o segundo semestre foi a terra. Acompanhe nossas oficinas e atividades feitas em torno desse elemento tão importante.
NOSSA HORTA
Com a ajuda do Felipe e da Veridiana aprendemos que não é simplesmente jogar semente na terra e esperar nossa planta crescer. Temos que adubá-la, afofá-la e regar nossas plantinhas todos os dias nos horários adequados. Fazer a manutenção, foi muito importante no controle de pragas. Lembrando que nossa horta é orgânica e por isso, não utilizamos veneno. 

 

Todos querem o perfume das flores, 
mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.” 
(Augusto Cury)


Nenhum comentário:

Postar um comentário