10.20.2017

Feira de Troca de Brinquedos e Livros


Todo ano tentamos realizar, pelo menos uma vez, a Feira de Troca de Brinquedos. É uma experiência que exercita o desapego, a autonomia, a negociação e a socialização; além de incentivar a diminuição do consumo e um passo para uma vida sustentável e ecológica.

As crianças trouxeram brinquedos e livros em bom estado de conservação que queriam trocar, e nós educadoras ajudamos na mediação das trocas, levando em consideração a autonomia da criança durante a atividade. A proposta é que o os objetos percam seu valor monetário e ganhem um novo significado. 

Acontecem coisas maravilhosas nesses momentos, como as crianças se solidarizarem com outras que esqueceram de trazer um brinquedo para troca ou quando elas interagem com colegas que elas não costumam socializar normalmente, pois têm interesse no mesmo brinquedo. Também acontecem conflitos, é claro, e assim surgem crianças que querem ajudar a quem está envolvido, e entre todos buscamos maneiras de resolver os mesmos; o que é um grande aprendizado. Às vezes alguém se sente frustrado porque outra pessoa não quis trocar algo com ela, mas o fato de saber lidar com as nossas frustrações é uma parte importante para o desenvolvimento integral da criança. Então cada conflito nos fortalece e faz com que a gente se conheça melhor. Além do mais, a gente trocar um brinquedo com alguém que tinha já uma relação afetiva com ele, e o fato de sabermos quem brincou anteriormente faz toda a diferença. 

Foi uma experiência linda! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário